quarta-feira, 24 de abril de 2013

Namoro na adolescência


O que é namoro?
O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento. Fonte: wikipedia.org/wiki/Namoro
O que a Bíblia fala sobre o namoro?
A Bíblia não fala nada sobre o namoro. Principalmente, porque o namoro é um costume ocidental. O que se tem de informação sobre namoro, está na tradição hebraica. Segundo ela, se não fosse possível que seus pais escolhessem o cônjuge de seu filho, o que era preferencial, e fosse necessário que ele mesmo fizesse a escolha, a ele só seria lícito comprometer-se em noivado com a moça ou seja, prometer-se a ela, por meio dos pais da moça. A conversa não podia ser direto com a “pretendida”, mas sim com os pais dela. Neste compromisso, qualquer envolvimento sexual ou afetivo com outra mulher, que não a noiva, já implicava em traição. Mas também, não era permitido qualquer contato sexual, em nenhuma intensidade, com a noiva. Em alguns casos nem sequer o desenvolvimento de uma amizade, pois até esta deveria acontecer apenas no casamento. Fonte:.wikipedia.org/wiki/Namoro
Por que não na adolescência?
O primeiro argumento que quero destacar é que a adolescência é caracterizada pela instabilidade (altos e baixos, amores e ódio, admiração e desprezo), e também pela mudança no conhecimento do corpo (os hormônios estão à flor da pele, pulando). Tudo isso é muito difícil de dominar. Sendo assim, firmar um relacionamento com compromisso (namoro) que não implique em defraudação (gerar no outro um sentimento que você não pode suprir) é impossível. O namoro na adolescência não é um conhecimento de alma, mas sim o conhecimento do corpo, o que não é muito diferente de ficar, já que o casal não tem o objetivo de ter um relacionamento em santidade, e sim de conhecer o corpo do outro. Apesar de alguns dizerem ter esse primeiro objetivo, com o tempo do namoro essa idéia vai por “água a baixo”.
O segundo argumento importante é que o namoro cristão deve ser um compromisso sério estabelecido pelo casal, o qual vise o respeito à pessoa e à família, o conhecimento da alma (saber quem é a pessoa, quais são os seus sonhos, planos e projetos), tendo como objetivo o casamento. O namoro cristão deve ser um momento de conhecerem a alma um do outro tanto quanto puderem, uma fase onde ambos sejam verdadeiramente transparentes. Portanto o namoro cristão deve ser um relacionamento em santidade.
Mas como namorar na adolescência visando o casamento? Não tenho condição financeira para isso?Nem sei o que vou ser da vida direito?Como pensar em casamento se nem sei qual profissão vou seguir? Se não sei o que vou fazer da vida, para quê vou assumir um compromisso tão sério que é o namoro cristão. E mais, se o objetivo do namoro cristão é o casamento, e não uma experiência que, “se der certo deu se não fazer o que?”. Não dá para acreditar que um adolescente normal possa agüentar namorar tanto tempo sem pecar ( pôr a mão onde não deve, ir para cama, gravidez precose). Imagine dois adolescentes que começam namorar com 13 anos, com quantos vão se casar?
Terceiro argumento é que você está em uma fase de transição! Na transição você está passando de um momento para outro e em meio a essa turbulência é difícil se dedicar ao outro. Não é tão complicado conciliar os estudos, família, igreja e ministérios? Imagine encaixar na sua agenda um namoro?Muitos afirmam que tem condição de namorar e fazer tudo igual aos seus amigos solteiros, porém conhecemos diversas experiências de que isso não acontece. O período da adolescência é precioso e é a base para uma fase adulta estável e tranqüila. Quando se preocupa com namoro normalmente o casal se isola, perde o tempo de estar com os amigos, jogar futebol, praticar esportes e ter amizades saudáveis. Existem muitos casos de pessoas que se casaram após longo tempo de namoro na adolescência, e, após terem se casado, quiseram curtir a vida que não tiveram na adolescência, trazendo, assim, vários problemas para o casamento.
O quarto argumento para não namorar na adolescência, é que o namoro estimula muito cedo a intimidade. Normalmente o casal quer ficar sozinho. E, como muitos adolescentes e alguns nem isso fazem, tornam-se freqüentes esses encontros a sós, e aí acabam tendo oportunidade de ser estimulados ao sexo pela TV, pelos “amigos” ou “amigas”, ficam com a mente vazia, e, como conseqüência disso, tendo mais momentos juntos, alguns já começam a enganar os pais, e acabam tendo relacionamento sexual antes de casarem. Pecam contra Deus. O sexo é só para o casamento!!! Quando Deus fez o homem e a mulher em Gn. 2:4 a 17 e 18 a 25, no verso 24, diz que, na união do casal, os dois viram uma só carne. Portanto a união sexual não é só uma união de corpo, mas também de alma. Então, quando alguém tem uma relação sexual com outro, suas almas ficam ligadas. Isso acaba acarretando sérios problemas emocionais. Além disso, existe o risco das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, que tem um alto índice entre os adolescentes. Essa gravidez pode acabar gerando o aborto,ou, sendo uma gravidez indesejada, causar problemas emocionais à criança, etc. Você mesmo pode montar uma lista de complicações que pode acontecer?
O quinto argumento está em I Co 13: 4 a 10 que diz várias definições sobre o que é verdadeiramente amar. Quero destacar algumas. “O amor é paciente, tudo suporta, tudo crê, tudo espera, não arde em ciúme, não se conduz inconvenientemente, não procura o seus próprios interesses, o amor jamais acaba”. Depois dessa série de definições que Paulo dá sobre o que é o amor, discuta com sua célula se namorar na adolescência é verdadeira amar ou só meramente paixão (acaba rápido). “O amor não é um sentimento (paixão) e sim, em primeiro lugar, um compromisso”.
O sexto argumento está em Eclesiastes 3:1-20. O texto diz que há tempo para todas as coisas, e não há nada melhor do que desfrutar de algo no tempo ideal. Até a lei determina uma idade para o indivíduo poder exercer certas atividades como, exército, emprego fixo, responder pelos próprios atos pois, até então, o indivíduo é considerado menor e existe alguém que é responsável por ele. Na adolescência você ainda não é responsável legalmente pelos seus atos! Muitas vezes queremos antecipar as coisas na nossa vida. Espere o tempo certo e desfrute o melhor de Deus para sua vida.
Outra coisa importante sobre namoro de Adolescente é que alguns adolescentes se apaixonam por um ímpio (não crente), e começam um relacionamento e acham que isso não tem nada haver ou que a pessoa vai converter. Em 2 Coríntios 6:14 diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”. Além disso existem vários textos no AT que mostram Deus condenando a união do povo de Israel com o povo cananeu.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia 22 de abril descoberta do nosso país .


Dia  22 de abril  descoberta do nosso país . 
Deus abençoe essa nação!!! País, que todos vai render ao pés de JESUS , vai ser o povo do ESPIRITO SANTO.Deus tem um plano pra esse país , por aonde Deus vai começa o avivamento. Não haverá miséria , vícios , petófelia e etc . Um país que vai ser exemplo para todo os outros país . Os politico e a justiça erra , mais o único que manda e faz justiça e ELE ( JESUS CRISTO ).Mais todos vão ver a glória do SENHOR
Essa NAÇÃO e do SENHOR JESUS . Amo essa nação <3


O Tempo De Deus



Quando quiser desanimar, tiver muito problema e não 

querer sair do seu lugar, caminhar mais.. olhe para seu pé, 

ele vai está para frente, então vá pra frente, pra frente, pra

 frente... DEUS FAZ TUDO PERFEITO!!! vai em frente!!